Buscar

Como hospedar um site na internet

Já é de conhecimento de todos que estar presente na web é fundamental para qualquer empresa, independente do tamanho e ramo. Mas como começar? Pode parecer meio complicado mas nesse artigo vou mostrar o passo-a-passo de como hospedar um site e garantir sua presença na web.


Se você está procurando uma hospedagem e criação de site, entre em contato comigo.

Registrar um domínio na web


Primeiramente devemos ter um domínio personalizado e exclusivo para usar no site. Domínio é exatamente o nome do nosso site, e deve ser registrado para que seja nosso. O domínio tem o formato parecido com: "www.meusite.com.br"


Há várias terminações possíveis, por exemplo as ".com, .org e .net", que você poderá escolher para o seu site. No Brasil, é mais comum escolher a extensão ".com.br", que representa mais de 90% dos domínios registrados no país.


Os domínios nacionais podem ser registrados no site Regitro.br ou em empresas responsáveis por hospedagem de sites (que já falaremos sobre isso). Particularmente, prefiro registrar no Registro.br para não ficar vinculado à nenhuma outra empresa de hospedagem. A vantagem de registrar o domínio do seu site através de uma empresa de hospedagem são os planos oferecidos, que incluem hospedagem com algumas ferramentas de criação e otimização inclusas e, em muitos casos, o primeiro ano do registro fica grátis na aquisição do plano.


Para domínios internacionais ".com", o registro pode ser feito apenas através dos sites que vendem serviços de hospedagem, pois o Registro.br não oferece essa opção. Detalhe: os registros do seu domínio tem prazo de validade (1 ano ou mais), então ao fazer o seu, fique atento ao prazo de validade para não perder o direito sobre ele.


Como escolher uma hospedagem de site


O próximo passo é definir a hospedagem do site. Como o nome sugere, hospedagem de site é o local onde vamos armazenar todas as informações que queremos exibir na internet. A hospedagem seria como a "casa" do seu site.


Que tipo de hospedagem escolher para meu site


Existem vários tipos de hospedagem de sites disponíveis. A mais comum e mais econômica é a hospedagem compartilhada. Para você que pretende começar um site do absoluto zero, uma hospedagem compartilhada com certeza vai atender suas necessidades. Outros tipos de hospedagem são a VPS (que incluem servidor virtual privado), a hospedagem cloud (em nuvem) e o servidor dedicado. Todas essas modalidades são para sites com muito tráfego ou aplicações com necessidades de recursos especiais.


Construir o site

Planejar a forma e como realizar o seu site é importante. Existem as plataformas de hospedagem que oferecem muitos recursos inclusos nos seus planos, mas também existem os criadores de sites, que são ótimos otimizadores de ideias e tempo na hora de criar seu layout.


Para quem não tem muita afinidade ou nenhum conhecimento técnico, os criadores de sites são excelentes opções. O criador de sites wix é uma ótima opção para criar a sua página web. Caso possua algum conhecimento ou queira realizar seu projeto através de algum profissional ou agência de marketing, o WordPress é a ferramenta mais usada por sua versatilidade.


Antes disso tudo, faça um planejamento do seu site, todo o conteúdo que será publicado. Tendo isso tudo planejado, falta a publicação do tão sonhado site. Em todas as plataformas de hospedagem existem as instruções para a publicação do seu site.


Quando se opta por profissionais ou agência digital para trabalhar no site, eles incluem essas tarefas no plano contratado. Basicamente esses são os passos para a criação de site, em alguns casos, são necessários ajustes ou atualizações de servidores e tecnologias.


Mas se você acha que isso termina por aqui, você está completamente enganado. Estar sempre atualizado e publicando constantemente novos conteúdos é vital para um bom desempenho e atração do público para o seu site.


Conclusão


Agora que você já tem o domínio, a hospedagem e o site, as portas da internet se abrem para que sua empresa possa exibir o seu conteúdo. Esse momento é crucial porém muito prazeroso, basta analisar os processos e escolher os melhores profissionais.


Para adquirir sua presença na web, entre em contato comigo agora mesmo e receba as melhores ofertas e condições para vender muito através da internet.

7 visualizações0 comentário