Buscar

Como montar um marketing de retenção?

Existem muitas estratégias para prender o cliente em sua marca ou ao seu serviço. Para cada ramo de atividade, uma técnica diferente, porém de grande importância na hora de manter a fidelidade do seu público.


O que é marketing de retenção?


Basicamente, marketing de retenção são um conjunto de estratégias aplicadas pela empresa com a intenção de manter a fidelidade do seu cliente, tentando mantê-lo cativado e propenso a realizar mais compras em seu site ou estabelecimento. Atuamente, com o público cada vez mais conectado (80% dos internautas navegam diariamente na internet através dos smartphones), realizar o engajamento e manter o cliente seduzido tem feito empresários de todo ramo testar constantemente novas técnicas para segurar seus compradores.


Sendo assim, é correto definir esse tipo de marketing como um instrumento para efetivar a retenção de clientes. Ou seja, enquanto a retenção é um fim ou um objetivo, o marketing é um meio para atingi-lo. Assim como se costuma dizer, sai muito mais barato para a empresa manter o vínculo, garantindo que o cliente permaneça utilizando os serviços dela, do que prospectar novos.


Quais as vantagens na retenção de clientes?


Toda a estratégia tem que ser levado em conta as suas vantagens, não é mesmo? Vou listar algumas delas para você, apenas como referência:

  1. Propaganda garantida de sua marca - a propaganda boca a boca são as maiores provas de que seu produto ou serviço é de boa qualidade. Isso traz novos clientes e mantém o público afim de consumir novamente o que você oferece.

  2. Mais economia em marketing - conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que a manutenção de um cliente fiel. Isso porque o investimento em divulgação da marca, produtos e outros faz com que o custo de marketing seja elevado.

  3. Engajamento e contribuição do consumidor - quando se mantém seu consumidor ligado na sua marca, ele participa divulgando e dando opiniões sobre seu produto ou serviço. Isso torna-o importante, cativado e claro, afim de novas compras da sua marca.

  4. Clientes fiéis compram mais - Se o cliente está acostumado a comprar de uma determinada empresa, ele não vai querer trocá-la e, em geral, quanto mais produtos conseguir comprar no mesmo lugar de confiança, melhor. Ele estará disposto a adquirir e utilizar o que for lançado com muito mais facilidade do que alguém que desconhece a marca.


Manter o público retido é sem dúvida uma excelente prática, e abaixo eu listo algumas estratégias para adotar no seu portfólio de marketing:


1 - Otimizar os canais de venda

Uma boa comunicação é a chave para todo tipo de relação. Isso vale para sua vida e também para o mundo profissional. Contudo, diferente da vida pessoal, nem sempre é possível conversar com os clientes um a um e para compensar essa limitação, você pode buscar auxílio em outros canais de atendimento bastante eficientes, como whatsapp, chatbot, sites, emails e redes sociais. Deixe sua equipe treinada para receber seus clientes mais fiéis e, imediatamente, guiá-los ao produto ou serviço que eles precisam no momento.

2 - Invista no Pós-venda

Se estamos falando em manter o cliente em nossa base, essa técnica de saber cativar depois de uma venda certamente deve ser realizada pela sua empresa. Esse é apenas o começo de uma relação duradoura com seu cliente e quanto melhor for seu processo de pós-venda, mais fácil será converter essa mesma pessoa novamente no futuro.


3 - Se coloque no lugar do cliente

A melhor forma de saber do que um cliente precisa é, naturalmente, pensar como ele, adotar sua postura. Experimente e observe qualquer coisa que você mesmo vende, isso não deve ser tão difícil uma vez que seu produto é o melhor, correto?

Estar envolvido com a sua empresa é fundamental, mas é importante não se esquecer do seu público. Portanto, tire um tempo para entender quais são os problemas deles e como sua empresa pode ajudar a solucioná-los, tanto imediatamente quanto em longo prazo.


4 - Solucione os problemas do seu cliente

Hoje os clientes são bombardeados diariamente com as mais variadas promoções e ofertas vantajosas todos os dias. O público está cada vez mais exigentes antes de uma compra e, ao fazê-la, jamais sonham em ter algum tipo de problema.

Caso isso ocorra, resolva o quanto antes, garantindo todos os direitos o mais rápido possível, para que os riscos de perdê-lo seja reduzido ao máximo.


5 - Tenha boas métricas de marketing

Com minhas estratégias de gestão de marketing, podemos traçar metas alcançáves e que atendem às expectativas e que sejam postas em práticas de forma eficiente para sua empresa alavancar seus negócios. Sem promessas milagrosas ou fantasias, estou falando de marketing com responsabilidade capaz de subir degrau por degrau para que suas vendas atinjam níveis altos dentro da sua capacidade de entrega.

Entre em contato comigo. Com certeza podemos firmar uma parceria e alcançar o sucesso de vendas na internet à partir de hoje!!







#blog #vendas #marketingdigital #tráfegopago #cvoliver

3 visualizações0 comentário